PUBLICIDADE

Oriente Médio

Três soldados libaneses são mortos perto da fronteira síria

28 mai 2013 - 08h14
(atualizado às 08h23)
Compartilhar

Atiradores mataram três soldados libaneses em um posto de controle do Exército no Vale do Beqaa, nesta terça-feira, antes de fugirem para a fronteira com a Síria, disseram autoridades libanesas.

Não estava claro quem realizou o ataque, que é o mais recente incidente em uma região de fronteira que tem sido cada vez mais envolvida pela violência na vizinha Síria.

A guerra civil na Síria tem dividido o Líbano, com mais xiitas libaneses apoiando o presidente sírio, Bashar al-Assad, e muitos sunitas apoiando seus inimigos rebeldes sunitas, o que coloca o Exército libanês sob pressão para conter as tensões sectárias.

Os grupos sunitas no norte e no leste do Líbano culpam o Exército por impedir seus esforços de apoiar os rebeldes na Síria com armas e combatentes, e ao mesmo tempo não impedir que o grupo militante xiita Hezbollah envie combatentes para apoiar Assad.

O tiroteio de terça-feira ocorreu antes do amanhecer perto da cidade de Arsal, em uma área utilizada por rebeldes sírios e seus apoiadores libaneses para contrabandear armas e combatentes para a Síria.

"Soldados no ponto de controle confrontaram os agressores e o confronto que se seguiu resultou no martírio de três soldados", disse um comunicado do Exército.

Horas antes, um foguete foi disparado sobre a cidade de maioria xiita Hermel, cerca de 30 km ao norte da Arsal, matando uma mulher e ferindo duas pessoas, disse o Exército.

A violência na Síria, onde 80 mil pessoas foram mortas em 26 meses, está avançando para o Líbano com frequência crescente, aumentando os temores sobre o destino de uma nação pequena que teve algo entre 100 mil e 150 mil mortos em sua própria guerra civil de 1975 a 1990.

O Hezbollah tem lutado ao lado das forças de Assad para expulsar os rebeldes da cidade fronteiriça síria de Qusair, enquanto muitos homens armados sunitas pró-rebeldes atravessaram a fronteira para se juntar à revolta.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade