PUBLICIDADE

África

TPI rejeita pedido da Líbia para não processar filho de Kadafi

31 mai 2013 - 14h19
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal Penal Internacional rejeitou nesta sexta-feira o pedido de Trípoli para que não processasse em Haia Seif al-Islam Kadhafi, filho do ex-ditador líbio Muammar Kadafi.

"A câmara concluiu que não foi suficientemente demonstrado que a investigação nacional está relacionada ao mesmo caso apresentado ao TPI", que acusa Seif al-Islam de crimes contra a Humanidade cometidos durante o conflito líbio de 2011, indicou a corte em um comunicado.

Seif al-Islam Kadhafi, 40 anos, é mantido em poder de uma brigada de combatentes rebeldes em Zenten, 180 km a sudoeste de Trípoli, desde sua captura em novembro de 2011, apesar de ser alvo de um mandado de detenção do TPI.

As autoridades líbias haviam apresentado no dia 1º de maio de 2012 um documento contestando a competência do TPI para julgar o filho do ditador deposto, assim como seu ex-chefe de inteligência, Abdullah al-Senoussi, de 63 anos.

Também acusado pelo TPI de crimes contra a Humanidade, Senoussi foi preso em meados de março na Mauritânia e entregue em 5 de setembro à Líbia, onde foi encarcerado.

Em sua decisão, o TPI considera também que "o Estado líbio continua a apresentar dificuldades consideráveis para o pleno exercício de seus poderes judiciais em seu território".

Seif al-Islam era o filho mais conhecido do ditador e apresentado com frequência como o potencial sucessor de seu pai, até a revolta que eclodiu na Líbia em fevereiro de 2011, que causou a queda do regime e a morte de Muamar Kadhafi, em outubro de 2011.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade