PUBLICIDADE

Oriente Médio

Todos os alpinistas foram retirados em segurança do Everest, dizem montanhistas

28 abr 2015 - 07h53
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Todos os alpinistas que ficaram isolados em acampamentos no alto do Monte Everest por um enorme terremoto e avalanches foram retirados de helicóptero em segurança, disseram montanhistas no acampamento base da montanha nesta terça-feira.

Aproveitando o tempo aberto de segunda-feira, três helicópteros transportaram alpinistas durante o dia todo do acampamento 1, acima de pontos impossíveis de atravessar, enquanto outros recuaram do acampamento 2 para serem levados de helicóptero para fora da montanha.

Cerca de metade das barracas no acampamento base do Everest foi destruída por uma avalanche desencadeada pelo terremoto de magnitude 7,9 de sábado, que matou 18 alpinistas, de acordo com a associação de montanhistas do Nepal.

O canadense Nick Cienski disse que muitas barracas dos montanhistas que retornaram foram dizimadas pela avalanche que passou pelo acampamento base a uma velocidade estimada em até 300 km/h.

"Muitas dessas pessoas não têm acampamentos, nem barracas, mais nada, está tudo espalhado por toda a geleira", disse Cienski em uma vídeo gravado na segunda-feira e postado em sua página no Facebook.

"A única coisa que eles têm é o que trouxeram no helicóptero, o que está em suas mochilas", acrescentou.

Cerca de 350 alpinistas estrangeiros, e o dobro de guias locais sherpas, estavam na montanha de 8.850 metros quando ocorreu o pior desastre na montanha mais alta do mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade