PUBLICIDADE

Oriente Médio

Terrorista se explode em café de Bagdá e deixa 16 mortos

12 ago 2013 - 13h58
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Um terrorista suicida detonou uma carga de explosivos nesta segunda-feira em um café em Balad, ao norte de Bagdá, deixando 16 mortos e mais de 35 feridos, anunciou uma autoridade local. A explosão ocorreu por volta das 18h30 (12h30 de Brasília), indicou o chefe do Conselho Municipal, Faris Jaafar.

Nas últimas semanas, os insurgentes intensificaram os ataques contra cafés, principalmente durante o mês sagrado do Ramadã, quando várias pessoas frequentam esses estabelecimentos após as pausas no jejum.

O Iraque registrou seu mês de Ramadã mais sangrento desde 2008, com mais de 800 mortos, de acordo com uma contagem feita pela AFP. No sábado, uma onda de ataques coordenados havia deixado mais de 70 mortos durante o feriado que marca o final do mês de jejum.

Os atos de violência foram reivindicados no domingo em um comunicado pelo Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL), ligado à Al-Qaeda. Esses ataques foram praticados quase três semanas após dois grandes ataques do grupo contra duas prisões iraquianas, que permitiram a fuga centenas de presos, incluindo lideranças da rede extremista.

As autoridades realizam uma operação em grande escala para recuperar os fugitivos, e indicaram ter matado ou detido vários deles. A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, denunciou nesta segunda a onda de atentados, ressaltando que a violência está "claramente destinada a alimentar o sectarismo e a minar a estabilidade do Iraque".

Os novos episódios de violência elevam para 3.396 o número de pessoas mortas nos ataques desde o início do ano no Iraque, segundo um registro da AFP, o que equivale a uma média de 15 mortos por dia. O país enfrenta desde o início deste ano um recrudescimento da violência, em meio a um aumento da tensão entre o governo xiita e a minoria sunita, que iniciou em dezembro um movimento de contestação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade