PUBLICIDADE

Oriente Médio

Terremoto no Afeganistão deixa 23 mortos e pelo menos 179 feridos

26 out 2015 - 11h14
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 23 pessoas morreram e outras 179 ficaram feridas pelo terremoto de magnitude 7,5 graus na escala Richter que atingiu o nordeste do Afeganistão nesta segunda-feira.

A maior parte das mortes até o momento foi registrada nas províncias de Takhar, vizinha à região do epicentro do tremor, e em Nangarhar, nas quais faleceram 12 e 8 pessoas, respectivamente. Além disso, outras três morreram em Parwan, na divisa com Cabul, disse à Agência Efe o porta-voz do Ministério da Saúde, Muhammad Ismail Kawusi.

Kawusi acrescentou que 179 pessoas ficaram feridas em seis províncias do nordeste do país após o sismo, incluindo 21 em Cabul.

O chefe do Conselho Provincial de Nangarhar, Zabihullah Zmarai, indicou que o terremoto deixou oito mortos e 72 feridos na região, em grande parte crianças e mulheres. Segundo ele, todos os órgãos do governo continuam o trabalho de auxílio às pessoas.

Em Takhar, 12 estudantes morreram e outras 30 pessoas ficaram feridas em um tumulto seguido de correria, indicou Sanaullah Timori, porta-voz do governo regional.

Em Badakhshan, 25 pessoas ficaram feridas, indicou o governador interino, Shah Waliullah Adib, que acrescentou que a região "ainda sofre problemas de comunicação em algumas áreas". Por isso, o número de vítimas pode ser ainda maior.

O epicentro do terremoto foi em Hindukush, região montanhosa escassamente povoada que faz parte da cordilheira do Himalaia e é compartilhada por Afeganistão e Paquistão.

Este terremoto é o de maior intensidade no sul da Ásia desde abril, quando um terremoto no Nepal de 7,8 pontos na escala Richter deixou cerca de nove mil mortos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade