PUBLICIDADE

Oriente Médio

Terremoto e inundações deixam ao menos 33 mortos no Afeganistão

24 abr 2013 - 13h55
(atualizado às 13h58)
Compartilhar

Um terremoto no leste do Afeganistão e inundações repentinas no norte do país mataram pelo menos 33 pessoas nesta quarta-feira, depois que o clima úmido enfraqueceu as tradicionais casas de tijolos de barro, disseram autoridades.

O terremoto de magnitude 5,7 ocorrido às 14h no horário local (6h30 em Brasília) chegou a ser sentido na capital indiana Nova Délhi e é o mais recente de uma série de tremores que têm atingido a Ásia neste mês.

O tremor teve profundidade de 65 quilômetros, com epicentro a 11 quilômetros de Mehtar Lam, capital da província oriental de Laghman, de acordo com o site do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Pelo menos 18 pessoas morreram nas províncias vizinhas de Nangarhar e Kunar e o número de vítimas fatais deve aumentar, disse um porta-voz da Sociedade Crescente Vermelho do Afeganistão. Cerca de 70 pessoas ficaram feridas apenas em Nangarhar.

A maior parte do Afeganistão recebeu chuva constante nesta quarta-feira, o que teria enfraquecido as tradicionais casas de tijolos de barro em que muitos afegãos vivem, de acordo com a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres do Afeganistão.

A entidade ainda não tem seus próprios dados sobre vítimas.

Mais cedo nesta quarta-feira, a chuva também provocou inundações na província de Balkh, no norte do país, matando 15 pessoas, segundo o membro do conselho provincial Fazel Hadidi.

O terremoto foi sentido em Nova Délhi, onde prédios balançaram, e as pessoas correram para a rua na disputada região norte de Caxemira, onde um terremoto matou cerca de 75 mil pessoas em 2005, a maioria no lado do Paquistão. O abalo sísmico também foi sentido na capital do Paquistão, Islamabad.

Na semana passada, um terremoto de magnitude 6,6 matou cerca de 200 pessoas no sudoeste da China, poucos dias depois de outro tremor poderoso matar 35 pessoas no Paquistão, perto da fronteira com o Irã.

(Por Rafiq Sherad, em Jalalabad; Mohammad Anwar, em Asababad; Satarupa Bhattacharjya, em Nova Délhi; Fayaz Bukhari, em Srinagar; e Kathryn Houreld, em Islamabad)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade