PUBLICIDADE

Oriente Médio

Termina sem acordo reunião Irã-AIEA; novo encontro é agendado

18 jan 2013 - 07h37
(atualizado às 08h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Inspetores da agência nuclear da ONU retornaram do Irã nesta sexta-feira sem conseguir um acordo para investigar as supostas pesquisas do país para construir uma bomba atômica, disseram eles após dois dias de conversas em Teerã.

Herman Nackaerts, vice-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disse que os inspetores do órgão não conseguiram obter acesso à base militar onde acredita-se que o Irã realizou trabalhos relacionados a armas atômicas, e que uma nova reunião foi marcada para 12 de fevereiro.

A falta de um acordo representa mais uma derrota para as potências ocidentais nos esforços diplomáticos para investigar o programa nuclear iraniano, e mantém o risco de uma nova guerra no Oriente Médio.

A AIEA, cuja missão é prevenir a expansão das armas nucleares, busca há anos negociar uma chamada abordagem estrutural com o Irã que de aos inspetores do órgão acesso a locais, autoridades e documentos iranianos.

No centro da preocupação da AIEA está o complexo militar de Parchin, a sudeste de Teerã, onde a agência acredita que o Irã realizou testes com explosivos relevantes para o desenvolvimento de armas, algo que o Irã nega.

"Tivemos dois dias de discussões intensivas. As diferenças permanecem, então não pudemos finalizar nossa abordagem estrutural para resolver as questões pendentes sobre a possível dimensão militar do programa nuclear iraniano", disse Nackaerts a repórteres no aeroporto de Viena.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade