PUBLICIDADE

Oriente Médio

Tempestade de areia deixa quatro mortos no Irã

Cinquenta mil casas ficaram sem energia elétrica por causa do fenômeno

2 jun 2014 - 13h06
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A capital iraniana, Teerã, ficou totalmente coberta por areia nesta segunda-feira</p>
A capital iraniana, Teerã, ficou totalmente coberta por areia nesta segunda-feira
Foto: AP

Pelo menos quatro pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta segunda-feira em Teerã, atingida por uma tempestade de areia sem precedentes, informaram meios de comunicação iranianos.

A tempestade teve início às 5h10 (9h40 no horário de Brasília), com ventos de 110 km/h. Árvores foram arrancadas pelos forte vento e as ruas foram cobertas de detritos.

O chefe da Defesa Civil do Irã, Amine Sabernia, relatou quatro mortes causadas pela queda de árvores e 27 feridos, incluindo dez em um acidente de trânsito relacionado com o clima no sul da capital.

A televisão estatal indicou que dois feridos estavam em estado grave. Cerca de 7.000 socorristas foram mobilizados em uma hora, segundo as autoridades locais.

<p>A tempestade varreu tudo o que encontrou pela frente. Muitas pessoas ficaram feridas</p>
A tempestade varreu tudo o que encontrou pela frente. Muitas pessoas ficaram feridas
Foto: AP

A violência do vento levou as pessoas a procurarem refúgio no interior de prédios. "Parecia um filme de Hollywood sobre o apocalipse. Estou com medo", disse uma mulher, escondida em uma loja no centro de Teerã.

Um homem no mesmo edifício garantiu que "nunca vi nada parecido. Eu tenho medo que este seja um prenúncio do que está por vir", acrescentou, em referência a um terremoto iminente.

A tempestade também provocou um corte de energia em 50.000 lares, indicou um funcionário do governo citado pela agência Isna.

Voos de Teerã foram atrasados pela tempestade, de acordo com a agência de notícias Fars, citando funcionários do aeroporto.

Uma enorme nuvem de areia mergulhou a cidade na escuridão enquanto a temperatura caiu de 33 a 18°C. Depois da tempestade de areia começou a chover.

Os ventos começaram a perder força a partir das 11h10 e os veículos reapareceram nas ruas, apesar de muitas pessoas terem permanecido escondidas no interior dos edifícios.

No final da tarde, as ruas haviam recuperado sua atividade habitual. No entanto, o responsável pelas previsões meteorológicas no governo, Ahad Vazifeh, alertou que o mau tempo vai durar até quarta-feira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade