PUBLICIDADE

Oriente Médio

Talibãs matam 18 soldados afegãos, alguns foram decapitados

13 abr 2015 - 11h15
(atualizado às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 18 soldados afegãos morreram, alguns decapitados, em um ataque dos talibãs em uma região remota do nordeste do Afeganistão, indicaram autoridades nesta segunda-feira.

O ataque ocorreu na última sexta-feira no distrito de Jurm, na província de Badajshan, ressaltaram as fontes, que informaram o início de uma operação para buscar uma dezena de outros soldados desaparecidos desde esta data.

"Dezoito integrantes das forças de segurança morreram, infelizmente, oito deles foram decapitados. Dez soldados ficaram feridos e outros 10 ainda estão desaparecidos", declarou à AFP o porta-voz do governo de Badajshan, Naweed Frotan.

Em um comunicado, o ministério afegão da Defesa confirmou o incidente, que coincidiu com o início, vinculado à chegada do bom tempo da primavera, da temporada tradicional de combates no Afeganistão.

Os talibãs, que têm o hábito de divulgar balanços exagerados de seus ataques, reivindicaram a ação em Badajshan e afirmaram que mataram 40 soldados. As autoridades locais anunciaram a morte de 20 insurgentes, incluindo jihadistas estrangeiros.

A Otan concluiu em dezembro a missão de combate no Afeganistão. Mas a organização ainda mantém no país 12.500 soldados, incluindo 9.800 americanos, com o objetivo de treinar as forças afegãs que estão em sua primeira "temporada de combates" na linha de frente contra os insurgentes.

Os confrontos acontecem no momento em que o presidente afegão, Ashraf Ghani, tenta convencer os talibãs a se comprometerem com um processo de paz para estabilizar o Afeganistão.

Mas até o momento, os insurgentes islamitas se recusaram a participar nos diálogos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade