PUBLICIDADE

Oriente Médio

Taliban lança ataque contra aeroporto internacional de Cabul

10 jun 2013 - 08h43
(atualizado às 08h48)
Compartilhar

Sete insurgentes do Taliban, incluindo homens-bomba, atacaram o principal aeroporto da capital afegã, Cabul, no início desta segunda-feira, com explosões e tiros ouvidos perto de uma área que também abriga importantes bases militares estrangeiras.

Os agressores tomaram posições no interior de um edifício parcialmente construído ao lado do aeroporto internacional, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqqi, e enfrentaram as forças de segurança afegãs por cerca de quatro horas, até o término do ataque.

O Taliban reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Estradas foram interditadas e as decolagens do aeroporto foram rapidamente canceladas, enquanto os pousos foram desviados para a cidade ao norte de Mazar-e-Sharif.

Ataques ao aeroporto fortemente vigiado, usado por civis e militares, são relativamente raros e representam uma meta ambiciosa pelo lado dos insurgentes, que realizaram ataques recentes contra alvos menos protegidos.

Embora não tenha tido grande escala, o ataque desta segunda-feira vem somar às crescentes preocupações sobre a forma como as forças de segurança afegãs, de 352 mil homens, vão lidar com uma intensificação da insurgência quando mais tropas de combate estrangeiras deixarem o Afeganistão até o final de 2014.

O aeroporto abriga uma grande base de operações para as forças da Otan, que têm lutado contra o Taliban e outros insurgentes por 12 anos e está coberta de soldados e policiais, torres de guarda e vários postos de controle de segurança.

O ataque começou por volta de 04h30 da manhã, logo após as orações da manhã, e colunas de fumaça foram vistas subindo por trás de cercas de arame farpado no aeroporto. A luta terminou cerca de quatro horas depois.

A polícia disse que o ataque parecia estar centrado no lado militar do aeroporto, a oeste do terminal civil, e que os agressores estavam vestidos como policiais.

O chefe de polícia de Cabul, general Mohammad Ayub Salangi, disse à Reuters que dois homens-bomba detonaram explosivos presos ao corpo e que outros cinco militantes foram mortos no combate. Aparentemente não houve mortes entre civis e as forças de segurança.

(Por Omar Sobhani)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade