PUBLICIDADE

Oriente Médio

Talibã: Catar concordou com bandeira e banner no escritório do grupo

23 jun 2013 - 10h34
(atualizado às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Catar concordou que o Talibã usasse a sua bandeira e banner na abertura do escritório do grupo em Doha, disse neste domingo o Talibã, num sinal de que poderia não aceitar a retirada da bandeira, motivo de impasse para as negociações de paz no Afeganistão.

Até o início da semana passada, com o anúncio de que o Talibã abriria o seu escritório na capital do Catar, Doha, a impressão era que as negociações para encerrar a guerra de 12 anos no Afeganistão estariam para começar.

No entanto, a situação mudou depois da abertura na terça-feira passada, quando o governo afegão reagiu com revolta ao fato de a bandeira do Talibã ter sido ali içada, junto ao dizer "Emirado Islâmico do Afeganistão", nome usado pelo Talibã quando governou o Afeganistão de 1996 a 2001.

O presidente afegão, Hamid Karzai, cancelou os planos de uma viagem de uma delegação de paz do país ao Catar e suspendeu negociações com os Estados Unidos sobre um pacto de segurança.

E apesar das conversas que se seguiram, o comunicado do Talibã neste domingo sugere que o grupo pode não recuar.

"A bandeira e o nome do Emirado Islâmico foram usados com o acordo do governo do Catar", disse Mohammad Naeem, porta-voz do Talibã em Doha.

Ele também respondeu a supostos comentários do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de que o grupo havia assinado um pacto com os Estados Unidos sobre o uso do escritório.

"Nenhum acordo foi assinado ou existe, embora documentos foram trocados entre o Emirado Islâmico e o governo do Catar sobre as condições do escritório", afirmou Naeem.

Comentários de Kerry em Doha se mostraram mais pessimistas do que os feitos anteriormente por autoridades norte-americanas. "Vamos ver se podemos retomar o caminho. Não sei se isso é possível ou não", disse ele. "Se não houver logo uma decisão por parte do Talibã para avançarmos, nós talvez tenhamos que considerar se o escritório terá ou não que ser fechado."

Neste domingo, Janan Mosazai, porta-voz do Ministério do Exterior afegão, repetiu que o cerimonial de abertura do escritório foi de encontro às garantias dadas pelos Estados Unidos. "Ainda precisamos de uma explicação sobre o que ocorreu", declarou Mosazai.

Segundo ele, se o escritório não se mostrar útil para o processo de paz, ele não deve existir. O Afeganistão, os Estados Unidos e o Catar têm esperado desde terça por uma reação do Talibã.

Enquanto a placa com a mensagem "Emirado Islâmico do Afeganistão" foi retirada da entrada do escritório, um banner similar permanece dentro da edificação. A bandeira foi abaixada, mas não removida.

"O grupo nos disse que o escritório seria aberto neste domingo às 7h da manhã, mas não há ninguém, e eles ainda não nos disseram quais são os novos planos", afirmou à Reuters uma fonte do Ministério do Exterior do Catar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade