PUBLICIDADE

Oriente Médio

Suposto líder de frente opositora síria é ferido em bombardeio

8 mai 2013 - 16h10
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O suposto líder da Frente al-Nusra, identificado como Abu Mohammed al Jawlani, ficou ferido nesta quarta-feira durante um bombardeio do exército da Síria nos arredores de Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Um ativista, citado por este grupo, explicou que nesse bombardeio também sofreram ferimentos outros combatentes da frente, que faz oposição ao governo de Bashar al Assad e é ligada à Al Qaeda. Anteriormente, membros do grupo extremista atacaram um comboio de uma brigada leal ao regime do presidente sírio em Al Huyeida, na periferia de Damasco, deixando mortos e feridos.

Por sua parte, a agência oficial síria Sana informou que o exército efetuou várias operações nos subúrbios de Damasco contra "terroristas vinculados com a Frente al Nusra", sem citar Jawlani. As forças governamentais mataram e feriram alguns desses terroristas, segundo a Sana, que detalhou que as operações aconteceram nas zonas de Adra, Asal al Ward, Al Nabk, Rankus, Al Qalamun e Yabrud.

A Frente al Nusra reivindicou vários atentados perpetrados na Síria e participou de muitos dos ataques rebeldes contra posições militares do regime sírio. Em um áudio divulgado em sites islamitas, Jawlani afirmou no último dia 10 de abril que seu grupo está ligado ao líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri. Um dia mais tarde, o regime sírio pediu ao Conselho de Segurança da ONU que inclua este grupo extremista em sua lista de organizações vinculadas com a rede terrorista Al Qaeda. Também no mês de abril, Zawahiri assegurou em outro áudio que a Síria "está a ponto de conseguir sua libertação dos inimigos do Islã e estabelecer um estado islâmico".

Os Estados Unidos já incluíram em dezembro do ano passado a Frente al Nusra em sua lista de organizações terroristas, por considerar que tinha vínculos com o braço iraquiano da Al Qaeda.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade