PUBLICIDADE

Oriente Médio

Soldados israelenses disparam contra território sírio após ataque

Em comunicado, o Exército de Israel diz que atingiu o alvo sem deixar feridos ou danos materiais

12 abr 2013 - 16h55
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Soldados israelenses efetuaram disparos de artilharia contra o território sírio nesta sexta-feira à noite, depois de terem sido atacados na região das Colinas de Golã, ocupada por Israel. "Disparos de artilharia e de armas leves procedentes da Síria atingiram as Colinas de Golã. Os disparos foram executados contra os soldados israelenses. Não houve feridos ou danos materiais", explicou o Exército em um comunicado.

"Em resposta, o Tsahal (Exército israelense) efetuou disparos de artilharia em direção à origem do ataque. O ataque atingiu seu alvo", prosseguiu o Exército, que disse ter "informado dos fatos representantes da ONU presentes na região".

Desde o início do conflito na Síria, há dois anos, a situação se tornou mais tensa em Golã, no sul sírio, mas os incidentes ficaram limitados à queda de morteiros sírios no lado israelense e disparos de resposta por parte de Israel.

Até o momento, as autoridades israelenses atribuem a queda de morteiros sírios em território sob controle de Israel a "erros de disparo", devido à proximidade dos combates entre as forças do regime e os rebeldes.

Oficialmente, Israel se encontra em estado de guerra com a Síria. Desde 1967, ocupa cerca de 1.200 quilômetros quadrados das Colinas de Golã, que foram anexados em uma decisão nunca reconhecida pela comunidade internacional. Cerca de 510 quilômetros quadrados estão sob controle sírio e uma força da ONU está encarregada de manter o respeito ao cessar-fogo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade