PUBLICIDADE

Oriente Médio

Sírio Assad diz que Ocidente quer enfraquecer a Rússia

27 mar 2015 - 08h11
(atualizado às 08h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente sírio, Bashar al-Assad, acusou o Ocidente de tentar enfraquecer a Rússia ao tornar a Ucrânia um Estado fantoche, tática que também foi usada, segundo Assad, contra seu próprio país.

"Eu continuo voltando ao fato de que existe uma conexão entre a crise síria e o que está acontecendo na Ucrânia", disse ao jornal governamental russo Rossiyskaya em entrevista, de acordo com trechos publicados nesta sexta-feira.

"Primeiramente porque ambos países são importantes para a Rússia, e depois porque o objetivo dos dois casos é enfraquecer a Rússia e criar um Estado fantoche", acrescentou.

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções econômicas contra a Rússia por conta de seu papel na crise ucraniana.

A Rússia, aliada de Assad, nega as acusações de enviar tropas e armas para apoiar separatistas que lutam contra as forças do governo no leste ucraniano e diz que o Ocidente ajudou a orquestrar a queda do presidente ucraniano, apoiado por Moscou, no ano passado.

Perguntado sobre uma segunda rodada de encontros entre os lados rivais sírios em Moscou, de 6 a 9 de abril, nas quais Assad não comparecerá, o presidente sírio disse que os que participarão não devem se esquecer do objetivo, claramente falando sobre restaurar a paz.

Pouco progresso foi feito nos primeiros encontros em Moscou, em janeiro. Diversos opositores sírios evitaram as conversas de janeiro, dizendo que iriam apenas a encontros que levariam à remoção de Assad do poder.

(Reportagem de Timothy Heritage)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade