PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria participará de conferência da paz 'Genebra 2' (ministro)

26 mai 2013 - 08h28
(atualizado às 08h41)
Compartilhar

O regime sírio pretende participar da futura conferência internacional da paz, chamada "Genebra 2", anunciou neste domingo o ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mouallem.

"Eu comuniquei ao primeiro-ministro (iraquiano) e a Hoshyar (Zebari, chefe da diplomacia iraquiana) a nossa decisão de participar, em princípio, da conferência internacional que deve acontecer em Genebra", declarou Mouallem durante uma coletiva de imprensa em Bagdá.

"Acreditamos que esta conferência internacional será uma boa oportunidade para encontrar uma solução política para a crise na Síria", disse ele, em visita surpresa à capital iraquiana.

A conferência de Genebra foi proposta por Washington e Moscou para tentar acabar com o conflito sírio, e está prevista para ser realizada em junho.

Na sexta-feira, a Coalizão Nacional de oposição síria exigiu "gestos de boa vontade" por parte do presidente Bashar al-Assad, antes de considerar sua participação.

A Rússia, principal aliada do regime, também confirmou ter obtido o acordo de participação de Damasco.

A Síria, que compartilha uma fronteira de 600 km com o Iraque, vive um conflito que já matou mais de 94.000 pessoas em pouco mais de dois anos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade