PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria diz que novos ataques de Israel podem causar guerra

5 mai 2013 - 13h28
(atualizado às 16h56)
Compartilhar
Exibir comentários
O ministro Al-Zoubi concede entrevista coletiva em Damasco
O ministro Al-Zoubi concede entrevista coletiva em Damasco
Foto: AP

O governo sírio advertiu neste domingo que, se Israel continuar seus "atos de agressão", pode levar a região a "uma guerra ampla", ao mesmo tempo em que acusou este país de apoiar "grupos terroristas" na Síria. Após o suposto bombardeio israelense a instalações militares na periferia de Damasco, o Ministério de Relações Exteriores sírio afirmou que essa guerra representaria "uma ameaça para a paz e a segurança internacionais".

A agência oficial síria Sana divulgou duas cartas que Damasco enviou hoje ao Conselho de Segurança e ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nas quais denunciou que o ataque tem o objetivo de prestar "apoio militar direto a grupos terroristas dependentes da Frente al Nusra, um dos braços da Al-Qaeda". "As declarações feitas pelos Estados Unidos antes e depois dos supostos ataques encorajaram Israel a perpetrar a agressão e lhe deram cobertura política para violar a soberania síria", acrescentam as mensagens.

Por outro lado, o ministro de Informação sírio, Omran al Zubi, insistiu que esta agressão, da qual Israel não se responsabilizou , "abre as portas a todas as possibilidades e confirma o vínculo entre os grupos de ideologia radical islâmica e Israel". "Israel não pode brincar com o destino da Síria. A Síria tem o direito de proteger por todos os meios o país e seu povo de toda agressão estrangeira", ressaltou Al Zubi.

Em entrevista coletiva em Damasco, o ministro de Informação alertou do perigo destes ataques e denunciou de novo que há países árabes que financiam os terroristas. "Estamos todos em um estado de ira. Não é um ataque novo, porque é praticado diariamente pelos grupos terroristas no terreno", acrescentou.

Al Zubi indicou também que este ataque acontece em um momento no qual o Exército sírio tinha alcançado importantes avanços em sua luta contra os "terroristas", como o regime se refere à oposição armada.

Síria diz que sofreu ataque de Israel; veja explosões:

O discurso do ministro da Informação aconteceu depois de uma reunião de urgência do Conselho de Ministros para analisar este ataque. O regime sírio denunciou que o bombardeio afetou três posições militares situadas no nordeste de Yamaraya, em Mislon e no aeroporto Sherai, nos arredores de Damasco. Este bombardeio ocorreu após outro ataque com mísseis na sexta-feira passada em território sírio contra um comboio com armas aparentemente destinadas ao Hezbollah.

Em Israel, o ministro de Turismo local, Uzi Landau, justificou hoje qualquer ação de Israel para impedir que "certas armas" cheguem às mãos de grupos terroristas. O Exército israelense elevou o nível de alerta em suas fronteiras com o Líbano e a Síria e posicionou baterias antimísseis perante o temor a um ataque.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade