PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria convida autoridades da ONU a discutir sobre armas químicas

8 jul 2013 - 16h07
(atualizado às 16h07)
Compartilhar

O governo sírio convidou dois funcionários de alto escalão das Nações Unidas a Damasco para discutir a suposta utilização de armas químicas no conflito, indicou nesta segunda-feira o embaixador da Síria na ONU, Bashar Jaafari.

O convite foi dirigido a Ake Sellstrom, investigador sueco nomeado pela ONU para liderar uma investigação sobre o uso de armas químicas na Síria, e Angela Kane, representante da ONU para o desarmamento.

Trata-se de "discutir o mecanismo e os termos de referência da missão" de investigação instituída em março, disse o embaixador à imprensa.

O governo insiste que a investigação da ONU seja focada em um incidente atribuído por Damasco à oposição síria que ocorreu no dia 23 de março em uma zona próxima a Aleppo (norte).

Segundo as Nações Unidas, Damasco rejeita que a ONU investigue acusações semelhantes contra o Exército sírio feitas por Londres e Paris, que se referem a incidentes no centro do país no dia 23 de dezembro de 2012.

Esta divergência fez com que até o momento a missão de investigação não tenha viajado à Síria.

Consultado sobre o convite do governo sírio, o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky, disse que a organização deve analisar o convite antes de dar uma resposta, mas lembrou que a ONU insiste em ter um "amplo acesso às zonas onde há acusações".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade