PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria acusa EUA de interferirem em missão da Liga Árabe

4 jan 2012 - 10h50
(atualizado às 14h05)
Compartilhar

O regime sírio acusou nesta quarta-feira os Estados Unidos de interferirem na missão de observadores da Liga Árabe presente no país e de instigar a violência.

Em comunicado, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sírio, Jihad Maqdesi, afirmou que as recentes declarações de autoridades americanas de que Damasco não cumpre o protocolo da Liga Árabe representam "ingerências no trabalho" da delegação árabe.

Maqdesi fez referência às acusações feitas na terça-feira pelo porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland, que o regime sírio está "longe de satisfazer os padrões aos quais se comprometeu", já que a violência por parte do Governo continua.

O responsável sírio garantiu na nota, divulgada pela agência oficial de notícias "Sana", que as declarações de Nuland são uma tentativa de "internacionalizar" a crise que vive o país.

Para Maqdesi, esta postura americana é "conhecida e danifica o trabalho da missão árabe antes que esta publique seu primeiro relatório" sobre a situação na Síria.

"Síria não tem de prestar contas aos EUA sobre seu cumprimento do protocolo (árabe), do qual os EUA sequer fazem parte", justificou Maqdesi, quem ressaltou que isto é mais uma "tentativa de instigar a violência".

As acusações ocorrem em resposta às declarações de Nuland e um dia depois de a Casa Branca defender o aumento da pressão sobre o regime de Bashar al Assad, inclusive com a atuação do Conselho de Segurança da ONU.

Como disse em entrevista coletiva o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, "enquanto o fogo de franco-atiradores, a tortura e o assassinato continuarem na Síria, fica claro que os requisitos do protocolo da Liga Árabe não estão sendo cumpridos".

A organização pan-árabe enviou no dia 26 dezembro uma missão à Síria para verificar no local o cumprimento das ações para colocar fim à crise, enquanto os grupos opositores criticam que a repressão persiste. Somente nesta quarta-feira mais de dez pessoas morreram.

Desde o início dos protestos a favor da democracia em março, mais de 5 mil pessoas morreram pela repressão do regime sírio, que acusa grupos terroristas armados de estarem por trás das revoltas populares.

EFE   
Compartilhar
Publicidade