PUBLICIDADE

Oriente Médio

Seis membros da Otan morrem em dois atentados no Afeganistão

6 abr 2013 - 15h04
(atualizado às 17h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Seis membros da coalizão da Otan, sendo três soldados e três civis, morreram neste sábado em dois atentados praticados no sul e no leste do Afeganistão, anunciou a Força da Aliança Atlântica neste país (Isaf) e o Exército americano.

O ataque mais violento ocorreu na província de Zabul, um território instável situado no sul do Afeganistão. "Três membros da Isaf e dois civis que trabalhavam para a coalizão morreram em um atentado com bomba artesanal", indicou a Isaf em um comunicado.

Um porta-voz da Isaf declarou por telefone à AFP que o atentado tinha sido praticado com carro-bomba. O incidente também deixou vítimas afegãs, indicou a Isaf, que não informou a nacionalidade dos soldados mortos

Os talibãs reivindicaram o atentado de Zabul em seu site Voice of Jihad (Voz da Jihad) e indicaram um "atentado frutífero de um mártir" ocorrido quando "o governador provincial se aproximava de um grupo de invasores estrangeiros para visitar um hospital recentemente construído".

Segundo uma autoridade local que pediu para não ser identificada, "um carro carregado de explosivos explodiu na manhã deste sábado no distrito de Qalat (província de Zabul) na passagem de um comboio da Otan", deixando "várias vítimas". "Um atentado suicida foi registrado pouco depois da explosão do carro-bomba", acrescentou a fonte.

"Estávamos a caminho (do hospital), cumprindo com o programa previsto, quando ouvimos uma explosão perto de nosso comboio. Havia veículos e soldados estrangeiros perto do local da explosão", disse à AFP Ashraf Naseri, governador de Zabul.

Um segundo ataque dos insurgentes, desta vez no leste do Afeganistão, causou a morte de um civil americano, indicou o Exército deste país em um comunicado, sem dar maiores detalhes. Apesar dos 11 anos de presença da coalizão da Otan, que derrubou os talibãs do poder, o grupo radical manteve sua guerrilha contra as forças internacionais e afegãs, principalmente no sul e no leste do país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade