PUBLICIDADE

Oriente Médio

Secretário de Defesa pede que Israel e palestinos negociem

3 out 2011 - 12h57
(atualizado às 13h10)
Compartilhar

O secretário americano da Defesa Leon Panetta pediu nesta segunda-feira que Israel e palestinos tomem "medidas audaciosas" para resolverem o conflito no Oriente Médio pela solução de dois Estados coexistindo pacificamente.

Panetta se pronunciou durante uma coletiva de imprensa em Tel Aviv junto do secretário de Defesa israelense Ehud Barak. As negociações de paz entre Israel e palestinos estão paradas a mais de um ano.

A comunidade internacional, principalmente o Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Europeia, Rússia e ONU), também faz pressão para que as duas partes retomem o diálogo no próximo mês e cheguem a um acordo até o fim de 2012.

"Minha principal mensagem para as duas partes é: vocês não perdem nada retomando as negociações", afirmou Panetta aos jornalistas que o acompanharam no avião.

O secretário americano foi recebido por Barak pouco tempo depois de sua chegada a Tel Aviv, e deve se reunir até o fim do dia com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, após uma reunião com o presidente palestino Mahmud Abbas em Ramallah.

Sua visita na região acontece dez dias depois da entrega do pedido de adesão de um Estado da Palestina à ONU, ao qual Israel e Estados Unidos se opõem.

"Esperamos esclarecimentos, que ele nos diga se os Estados Unidos acreditam que um Estado palestino independente é consistente com seus interesses, e se for o caso, qual é a razão para uma oposição tão forte e irracional ao pedido de adesão de um Estado da Palestina", disse à AFP Nimr Hammad, conselheiro político de Abbas.

Segundo ele, a reunião de Panetta e Abbas será a oportunidade para verificar se os Estados Unidos pretendem usar seu direito de veto no Conselho de Segurança da ONU para pôr fim à iniciativa palestina.

Panetta afirmou no domingo que Israel está "cada vez mais isolado" no Oriente Médio.

"Acredito que para a segurança desta região, é realmente importante que façamos tudo o que for possível para ajudar (Israel) a restabelecer suas relações com países como a Turquia e o Egito".

Aos jornalistas que acompanharam Panetta no avião que o conduzia para o Oriente Médio, ele afirmou que não tem dúvidas sobre a superioridade militar de Israel em relação a seus vizinhos.

"Mas a questão à qual devemos nos debruçar é saber se é suficiente manter vantagem militar, enquanto se isolam na arena diplomática", acrescentou o secretário.

"Neste momento extraordinário que vive o Oriente Médio, enquanto se produzem tantas mudanças, não é bom para Israel se isolar, mas é isto que está acontecendo", acrescentou.

Panetta disse que quer discutir com os líderes israelenses a ameaça do programa nuclear do Irã, mas deu a entender que é desfavorável a um eventual ataque preventivo de Israel contra as bases nucleares iranianas.

"O melhor meio de tratar o Irã não é agir de maneira unilateral", declarou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade