PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia pede unidade aos EUA para combater o Estado Islâmico na Síria

9 set 2015 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, pediu nesta quarta-feira em uma conversa telefônica com o secretário de Estado americano, John Kerry, unidade na hora de combater o grupo jihadista Estado Islâmico na Síria.

"Lavrov recalcou a necessidade de responder conjuntamente aos grupos terroristas que capturaram uma parte importante de território sírio e ameaçam a segurança internacional", informou a Chancelaria russa em comunicado.

O chefe da diplomacia russa ressaltou que "o maior peso da luta (contra os jihadistas) é suportado pelo Exército regular sírio".

A Rússia propôs aos EUA a criação de uma coalizão internacional, que seria integrada também por Síria e Irã, para combater os jihadistas em todo Oriente Médio.

Durante a conversa, por iniciativa americana, Lavrov e Kerry também abordaram a regulação do conflito no país árabe com base no Comunicado de Genebra de junho de 2012, "que contempla o diálogo entre o governo sírio e a oposição".

Segundo meios de comunicação americanos, na conversa telefônica de 5 de setembro Kerry expressou a Lavrov preocupação sobre uma possível intervenção militar russa no país árabe.

Então, Kerry "deixou claro que se os relatórios estiverem certos, estas ações poderiam agravar ainda mais o conflito, conduzindo a uma maior perda de vidas inocentes e a um aumento do fluxo de refugiados".

De acordo com essa versão, a Rússia teria aumentado a provisão de armamento pesado a Damasco e estaria preparando o terreno para uma intervenção militar, por isso que estaria habilitando com casas pré-fabricadas vários aeródromos do país árabe.

O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Mikhail Bogdanov, negou ontem mudanças na cooperação militar com a Síria, seja no status da base naval de Tartus, no desdobramento de tropas ou na provisão de armamento.

"Comparado com exercícios anteriores, a atual cooperação técnico-militar com a Síria é bastantes modesta", disse Bogdanov, que afirmou que os especialistas russos destinados ao país árabe têm como função instruir seus colegas no uso do armamento.

Por sua vez, a Chancelaria russa insistiu hoje que a ajuda militar russa com destino à Síria tem como objetivo o combate contra o Estado Islâmico e outros grupos terroristas.

Após o fechamento ontem do espaço aéreo búlgaro para os aviões russos, Moscou anunciou hoje que tem autorização do Irã para os voos de seus aparatos com destino ao país árabe.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade