PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia, Irã e enviados de Damasco tratam em Teerã evolução de guerra síria

5 ago 2015 - 07h53
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades russas e iranianas, assim como o ministro das Relações Exteriores sírio Walid Muallem, iniciaram nesta quarta-feira em Teerã uma reunião trilateral para tratar o conflito na Síria e os últimos desenvolvimentos na luta contra os grupos terroristas opositores ao governo de Bashar Al-Assad.

Segundo informa a agência iraniana "Fars", Moualem se reuniu na capital iraniana com o ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, e com o vice-ministro russo das Relações Exteriores e enviado especial do presidente Vladimir Putin para a região, Mikhail Bogdanov.

Antes da reunião trilateral, os altos funcionários mantiveram reuniões bilaterais entre si nas quais buscaram formas "de resolver o conflito sírio com ações políticas", apontou a "Fars".

Teerã e Moscou são os dois aliados internacionais mais firmes que Bashar al-Assad mantém desde que a guerra civil começou na Síria em 2011 e ambos defendem uma solução política para um conflito no qual identificam os grupos terroristas do Estado Islâmico e a Frente al Nusra (filial síria da Al Qaeda) opostos ao governo de Damasco como a maior ameaça para a estabilidade regional.

Ontem pela tarde, depois de se reunir com altos funcionários iranianos, Bogdanov insistiu perante a imprensa local que seu país não mudará sua postura com relação ao regime sírio, como o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que apoia os rebeldes que lutam contra Assad, tinha sugerido em recente entrevista à imprensa de seu país.

"Nossa posição não mudou sobre a Síria, e achamos que os sírios, seu governo e a oposição, deveriam sentar na mesa de negociações e decidir seu futuro de tal forma como sua independência se mantenha e sejam assumidos todos os interesses de grupos e tribos", disse Bogdanov.

Esta reunião tripartida ocorre dois dias depois que o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, se reuniu no Catar com o secretário de Estado americano, John Kerry, e com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al Yubeir, para tratar a situação na Síria.

Bogdanov explicou que a Rússia manteve nestes dias reuniões com opositores a Assad e consultou "atores internacionais", entre os quais incluiu a Turquia e Arábia Saudita, e que agora se encontra no Irã para "escutar a visão iraniana para decidir sobre ações futuras".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade