PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia insiste na participação do Irã em conferência de paz sobre Síria

28 mai 2013 - 13h55
(atualizado às 14h21)
Compartilhar

A Rússia afirmou nesta terça-feira que é indispensável que o Irã se junte à conferência de paz proposta por russos e americanos, apesar da discordância de alguns países ocidentais.

"A questão do Irã é chave para nós", afirmou o ministro de Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov, durante sua visita a Paris. "Não há dúvidas de que o Irã é uma das nações mais importantes".

A Rússia argumentou que, tanto o Irã - parceiro estratégico do presidente sírio Bashar al-Assad - como a Arábia Saudita, devem se envolver nas negociações como parte de uma nova iniciativa de paz por parte de Moscou e Washington.

A França já havia rejeitado a ideia da participação do Irã, enquanto os Estados Unidos reagiram à proposta russa com ceticismo.

A Rússia e o Irã são vistos como os aliados mais importantes de Assad, além de fornecerem as armas usadas pelas forças do regime sírio.

Lavrov esclareceu, ainda, que ele e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, concordaram que é necessário mais "clareza" sobre quem poderá participar das negociações propostas.

"E isso se refere não só aos sírios que vão representar os diferentes segmentos da sociedade, mas também aos estrangeiros", acrescentou o chanceler russo.

Hoje mais cedo, autoridades russas negaram que uma data específica para a conferência já estivesse sendo definida. Relatos da imprensa sugerem que é possível que as conversas comecem na semana que se inicia no dia 10 de junho.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade