PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia envia mais um navio em direção à Síria

6 set 2013 - 08h43
(atualizado às 09h00)
Compartilhar
Exibir comentários
O navio Nikolai Filchenkov em imagem de 19 de junho de 2012
O navio Nikolai Filchenkov em imagem de 19 de junho de 2012
Foto: Reuters

A Rússia deslocou o navio de desembarque Nikolai Filchenkov para o leste do Mediterrâneo, reforçando a presença militar perto da Síria, informou nesta sexta-feira a agência de notícias estatal russa Interfax.

A Rússia, aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, diz que seus navios no leste do Mediterrâneo garantem a segurança, à medida que os Estados Unidos consideram realizar ataques militares para punir Damasco pelo suposto uso de armas químicas.

"O navio vai atracar em Novorissiysk, onde receberá uma carga especial, e seguirá para um área de serviço designada no leste do Mediterrâneo", afirmou uma fonte não identificada da Marinha à Interfax. A fonte não deu mais detalhes e o Ministério da Defesa russo recusou fazer qualquer comentário de imediato.

O Nikolai Filchenkov não estava entre os navios que seriam deslocados para o Mediterrâneo como parte de um revezamento já planejado, segundo informou o ministro há um mês.

A Rússia afirma que não vai se envolver militarmente na Síria e se opõe a um possível intervenção dos EUA, alegando a falta de um mandato do Conselho de Segurança da ONU, onde Moscou tem bloqueado as tentativas do Ocidente de colocar pressão sobre Assad. A disputa sobre a Síria ofuscou a cúpula do G20 em São Petersburgo nesta semana, e há pouca expectativa de que as potências mundiais consigam superar as divergências sobre o assunto.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/">Raio-x de uma máquina de guerra</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade