PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia e EUA propõem conferência internacional sobre Síria

7 mai 2013 - 18h40
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários
John Kerry e Sergei Lavrov durante o encontro em Moscou
John Kerry e Sergei Lavrov durante o encontro em Moscou
Foto: AP

A Rússia e os Estados Unidos concordaram nesta terça-feira em organizar uma conferência internacional neste mês para tentar acabar com o conflito na Síria e disseram que ambos os lados da guerra civil devem participar.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciaram o acordo após uma reunião em Moscou que também contou com a participação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, apesar das diferenças dos países sobre o conflito.

O objetivo é reviver os esforços para garantir uma solução política negociada que envolva a criação de um governo transitório na Síria, após mais de dois anos de violência que matou mais de 70 mil pessoas.

"A alternativa (à solução negociada) é que haja mais violência. A alternativa é que a Síria se dirija cada vez mais para perto do abismo, se não para o abismo, e para o caos", Kerry disse em entrevista coletiva conjunta com Lavrov. "A alternativa é que a crise humanitária cresça. A alternativa é que possa haver até uma ruptura da Síria."

Washington e Moscou concordaram com a necessidade de um governo de transição durante uma conferência em Genebra em junho do ano passado, mas deixaram a questão em aberto sobre o destino do presidente sírio, Bashar al-Assad. Mas, se referindo a Assad, Lavrov disse que a Rússia não estava preocupada com o destino de "certos" indivíduos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade