PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia diz que não vai permitir zonas de exclusão aérea na Síria

17 jun 2013 - 10h31
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia, país com direito a veto entre os membros do Conselho de Segurança da ONU, não permitirá que zonas de exclusão aérea sejam impostas sobre a Síria, disse nesta segunda-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Alexander Lukashevich. Lukashevich falou antes das planejadas negociações entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e norte-americano, Barack Obama, em paralelo à reunião de cúpula do G8 na Irlanda do Norte, cuja expectativa era se concentrar sobre o conflito na Síria, que já matou pelo menos 93 mil pessoas.

"Eu acho que nós, fundamentalmente, não vamos permitir esse cenário", disse Lukashevich em entrevista coletiva, acrescentando que os pedidos por uma zona de exclusão aérea mostraram desrespeito pela lei internacional. "Todas essas manobras sobre zonas de exclusão aérea e corredores humanitários são uma consequência direta da falta de respeito pelo direito internacional", disse Lukashevich.

A Rússia e os Estados Unidos estão tentando trazer representantes do presidente sírio, Bashar al-Assad, e seus opositores à mesa de negociações, mas Moscou criticou os planos dos EUA para armar as forças rebeldes e considerar a imposição de uma zona de exclusão aérea.

O porta-voz russo disse que a Rússia não queria um cenário na Síria semelhante aos acontecimentos na Líbia, após a imposição de uma zona de exclusão aérea que permitiu aos aviões da Otan ajudarem os rebeldes a derrubar Muamar Kadafi.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade