PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia: ainda há questões pendentes sobre conferência de paz da Síria

5 jun 2013 - 13h46
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades russas, norte-americanas e da ONU reunidas em Genebra nesta quarta-feira não conseguiram resolver questões sobre a proposta de negociação de paz da Síria, incluindo quem participaria das conversas, disse uma importante autoridade russa.

"A questão mais difícil é o círculo de participantes na conferência", disse o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Gennady Gatilov, segundo a agência de notícias Interfax. Ele disse que as negociações não serão realizadas em junho, como estava previsto originalmente.

"A questão toda é que a oposição síria, ao contrário do governo, ainda não tomou uma decisão fundamental sobre sua participação nesta conferência", disse Gatilov.

Os Estados Unidos e a Rússia anunciaram em 7 de maio que iriam tentar reunir representantes do governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, e de seus opositores para buscar um fim ao conflito que matou 80.000 pessoas desde março de 2011.

Não foi estabelecida uma data para a conferência.

Gatilov também disse aos repórteres em Genebra que ainda não houve um acordo sobre se o principal aliado regional de Assad, o Irã, ou a Arábia Saudita, que apoia seus opositores, seriam convidados para a conferência, divulgou a agência de notícias RIA.

"Essa é uma questão para mais discussões", teria dito.

Gatilov disse que o encontro foi produtivo e que tinha feito progresso, mas que a conferência da Síria não seria realizada antes de julho, divulgou a Interfax.

Ele disse que autoridades russas, norte-americanas e da ONU provavelmente voltariam a se reunir no final de junho.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade