PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia considera 'ilegais' projetos de casas de Israel em colônias

3 dez 2012 - 09h06
(atualizado às 10h08)
Compartilhar

A Rússia considerou nesta segunda-feira que os projetos de Israel de construir 3 mil novas casas em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia são "ilegais", e pediu ao Estado hebreu que reconsidere sua decisão.

Ativistas exibem bandeiras do território árabe, Cuba e Brasil no protesto contra Israel em Porto Alegre
Ativistas exibem bandeiras do território árabe, Cuba e Brasil no protesto contra Israel em Porto Alegre
Foto: Gonçalo Valduga / Terra

"A construção de colônias nos territórios palestinos ocupados por Israel em 1967, incluindo Jerusalém Oriental, é ilegal, não foi reconhecida pela Rússia e pela comunidade internacional", destacou o ministério russo das Relações Exteriores em um comunicado.

Mais cedo, Reino Unido e França anunciaram a convocação de seus embaixadores em Israel para consulta em decorrência dos planos de Tel Aviv para construir o assentamento.

Segundo o jornal Haaretz, a condenação dos países em relação às colônias se deve nem tanto à construção de novas casas para colonos judeus nos assentamentos mas, sobretudo, à decisão de realizar o projeto denominado E1, que pretende unir colônias em Jerusalém Oriental com a de Maale Adumin, o que impediria a continuidade territorial da Cisjordânia e tornaria inviável o estabelecimento de um Estado palestino. A construção do projeto E1 é "uma linha vermelha" para França e Reino Unido, assegura o Haaretz.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade