PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia aplaude decisão de Israel de libertar 104 presos palestinos

29 jul 2013 - 07h34
(atualizado às 08h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia aplaudiu nesta segunda-feira a decisão do governo de Israel de libertar 104 presos palestinos, que cumprem condenação em prisões israelenses desde antes dos Acordos de Oslo de 1993, como passo prévio para o reatamento das negociações de paz.

"Moscou cumprimenta este passo do Governo israelense. Esperamos que dita decisão ajude a criar um ambiente propício para o reinício, o mais breve, do processo negociador entre os palestinos e os israelenses", diz um comunicado da Chancelaria russa.

A libertação, aprovada ontem em conselho de ministros do gabinete israelense por pouca maioria, acabou com as reservas da parte palestina, que aceitou comparecer a um encontro preliminar nos EUA na terça-feira, ante-sala das negociações de paz.

A libertação corresponde ao estipulado no memorando assinado em 4 de setembro de 1999 pelos então primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, e líder palestino, Yasser Arafat, no qual fica acordada a libertação de presos antes de maio de 1994 e a libertação por fases de 350 reclusos.

A libertação de presos anteriores a Oslo é um dos gestos que o secretário de Estado americano, John Kerry, tratou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para retomar as negociações de paz com os palestinos depois de anos de recesso brusco.

As reuniões que começaram hoje em Washington são preparatórias e têm como objeto desenvolver um procedimento de trabalho entre ambas partes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade