PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia afirma que não haverá conferência de paz sobre a Síria em junho

5 jun 2013 - 12h28
Compartilhar

A conferência de paz para negociar o fim da guerra civil na Síria não será realizada em junho devido as divergências dentro da oposição síria sobre a lista de participantes, declarou nesta quarta-feira um diplomata russo.

"A oposição síria, ao contrário do governo sírio, não tomou uma decisão sobre a sua participação na conferência (...) e não decidiu quem deveria integrar sua delegação", indicou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Gennady Gatilov, em declarações à imprensa.

Gatilov também afirmou que a conferência - liderada por Estados Unidos e Rússia - não pode ser realizada em junho, porque as grandes potências ainda não entraram em um acordo sobre seu "formato".

Além disso, atualmente, existem divergências sobre a participação do Irã e da Arábia Saudita na conferência, indicou.

Por sua vez, o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, disse em Genebra que uma nova reunião preparatória para a conferência será realizada no dia 25 de junho, com a esperança de que ela ocorra em julho.

"Vamos trabalhar duro nas próximas semanas e nos encontraremos novamente em Genebra, em 25 de junho", afirmou Brahimi ao final de mais um encontro preparatório entre representantes da ONU, Rússia e Estados Unidos.

"Esta conferência (internacional sobre a Síria) não pode ser realizada em junho, mas espero que aconteça em julho", disse.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade