PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia adverte que pode mudar posição sobre Síria se Assad trapacear

21 set 2013 - 08h10
(atualizado às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia pode mudar sua posição sobre a Síria se observar alguma intenção de trapaça por parte do regime de Bashar al-Assad, indicou neste sábado uma funcionária do Kremlin, em um momento em que Damasco fornece detalhes sobre seu arsenal químico, como primeiro passo para sua destruição.

"Estou falando de forma teórica e hipotética, mas se chegarmos à conclusão de que Assad está nos enganando, podemos mudar de posição", disse o chefe da administração do Kremlin, Serguei Ivanov, de Estocolmo, onde participa de uma conferência, citado pelas agências russas.

Ivanov não forneceu mais detalhes e reiterou a posição de Moscou, oposto a uma ação militar externa na Síria, onde a guerra civil deixou 110.000 mortos em 30 meses. A Rússia é considerada até agora uma aliada do regime de Assad.

A Síria entregou os primeiros dados sobre seu programa de armas químicas à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

A entrega desta lista é um primeiro passo na aplicação de um acordo russo-americano sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio, assinado em Genebra em 14 de setembro.

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade