PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ruínas de Palmira ainda não foram danificadas

26 mai 2015 - 11h36
(atualizado às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Colunas na cidade histórica síria de Palmira. 13/05/2010
Colunas na cidade histórica síria de Palmira. 13/05/2010
Foto: Mohamed Azakir / Reuters

O chefe de antiguidades da Síria disse nesta terça-feira (26) que a cidade histórica de Palmira não foi danificada desde que insurgentes radicais do grupo Estado Islâmico tomaram o local na semana passada.

Maamoun Abdulkarim disse que ainda tem medo de que o grupo jihadista exploda as ruínas romanas de 2 mil anos da cidade, incluindo tumbas e o Templo de Bel, que poderiam ser considerados como idolatria na visão dos radicais islâmicos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Ainda assim, Abdulkarim disse à Reuters por telefone: "A cidade histórica está bem. Ainda não houve danos". Ele citou contatos com pessoas na cidade da região central da Síria. Palmira, também conhecida como Tadmur, é casa de um Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Um breve vídeo publicado no YouTube nesta terça-feira (26) por uma conta que apoia o Estado Islâmico supostamente mostrou Palmira após os jihadistas tomarem o controle. As imagens, em maior parte gravadas sem som e pessoas, mostram as colunas, o coliseu, prédios e paredes. Uma cena mostra fumaça preta subindo de ruínas, mas não parece que algum dos locais históricos tenha sido afetado pela semana de conflito.

O que você precisa saber começar o seu dia (26/05):
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade