PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente eleito do Irã impediu fabricação de bomba nuclear em 2003

27 jul 2013 - 10h31
(atualizado às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Hassan Rohani, na primeira entrevista coletiva à imprensa após sua vitória nas eleições presidenciais iranianas
Hassan Rohani, na primeira entrevista coletiva à imprensa após sua vitória nas eleições presidenciais iranianas
Foto: AP

O presidente eleito iraniano, Hassan Rohani, que será empossado no dia 3 de agosto, deteve um programa clandestino de fabricação de uma arma nuclear no Irã no fim de 2003, segundo François Nicoullaud, embaixador da França em Teerã de 2001 a 2005.

"Baseando-me em conversas que tive naquela época, enquanto embaixador da França em Teerã, com funcionários iranianos de alto escalão próximos ao caso, acredito firmemente que Rohani foi o principal ator deste processo", afirmou Nicoullaud em um artigo publicado neste sábado no International Herald Tribune (IHT).

Hassan Rohani dirigiu até 2005 as negociações nucleares entre o Irã e as grandes potências sob a presidência de Mohamad Khatami e aceitou em 2003 a suspensão do programa de enriquecimento de urânio, assim como inspeções sem aviso prévio das instalações do país.

"O enriquecimento era a parte visível, mas havia uma parte escondida, clandestina, a fabricação de um dispositivo nuclear - uma vez que tenha sido produzido urânio enriquecido, sua instalação em um míssil e seu envio a 'amigos' da região -, e foi este programa que Rohani deteve", explicou o ex-diplomata à AFP. "Os iranianos não podiam reconhecer na época diante de um estrangeiro que existia um programa assim e não posso nomear as autoridades com as quais falei", escreveu no jornal.

A existência deste programa secreto e sua interrupção em 2003 estão demonstrados "com um alto grau de certeza" pelos serviços de inteligência americanos em 2007 e depois pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em um relatório de 2011. "O que não foi dito é quem havia interrompido este programa", completou Nicoullaud.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade