PUBLICIDADE

Oriente Médio

Repórteres da Al Jazeera deixam redação em Gaza após tiros

Pelo menos dois tiros foram ouvidos pela redação nesta terça-feira em prédio onde funcionam outras empresas midiáticas

22 jul 2014 - 13h28
(atualizado às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Repórteres do canal de televisão Al Jazeera, do Catar, abandonaram a sua redação na cidade de Gaza nesta terça-feira, depois de dizerem que um soldado israelense disparou dois tiros em direção ao prédio.

Foto: Hatem Moussa / AP

"Dois disparos muito precisos foram disparados contra nosso imóvel", declarou a jornalista da Al-Jazeera em Gaza, Stefanie Dekker, citada pelo site em inglês da rede. Em sua página do Twitter, a jornalista compartilhou a notícia. 

Funcionários do canal de televisão disseram que um tiro ressoou em sua redação na parte da manhã, seguido por um segundo, um pouco depois. Ninguém foi atingido, mas o escritório foi desocupado.

Uma porta-voz militar israelense afirmou não ter conhecimento dessa ação, acrescentando haver disparos em Gaza vindos de todos os lados.

O incidente aconteceu um dia depois de o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, acusar a Al Jazeera de divulgar propaganda para o Hamas em Gaza e dizer que o governo estava analisando a suspensão de suas operações em Israel.

A rede do Catar declarou ser vítima de uma campanha hostil em Israel por sua cobertura dos ataques aéreos israelenses contra a população civil na Faixa de Gaza, que deixou mais de 600 palestinos mortos desde o dia 8 de julho.

Em seu site, a Al-Jazeera cita o ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, que defendeu na segunda-feira que a rede de televisão seja impedida de trabalhar em Israel, já que "não realiza um trabalho jornalístico, mas uma lavagem cerebral".

O canal de TV funciona no mesmo prédio onde fica a agência de notícias norte-americana Associated Press, cujos jornalistas também deixaram o local, segundo ela, com outros moradores.

O edifício de 11 andares que abriga as duas empresas de jornalismo fica no centro de Gaza e tem vista da fronteira com Israel.

Após os disparos, os funcionários do canal de TV foram vistos fora do prédio atingido pelo exército israelense. 

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade