PUBLICIDADE

Oriente Médio

Reino Unido acusa Irã de fornecer armas à Síria

18 jan 2012 - 12h31
(atualizado às 12h46)
Compartilhar

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, acusou nesta quarta-feira o Irã de fornecer armas à Síria, com as quais as forças de segurança estariam reprimindo as manifestações democráticas, e anunciou novas sanções contra o regime de Bashar al-Assad.

Na sessão semanal de perguntas e respostas ao primeiro-ministro no Parlamento, Cameron disse que foram interceptadas cargas em navios turcos "particularmente interessantes" com destino à Síria, apesar de estar em vigência um embargo de venda de armas imposto pela ONU.

O Reino Unido, disse, "liderará" o endurecimento das sanções e das restrições bancárias contra a Síria, cujo presidente, Bashar al-Assad, qualificou como "tirano", afirmando ser responsável por "matar muitas pessoas de seu povo". "Há cada vez mais provas de que o Irã está oferecendo um grande apoio (ao regime sírio)", disse o premiê britânico no Parlamento.

Nos últimos dias, a ONU e vários países ocidentais, entre eles França e Estados Unidos, também acusaram o Irã de violar o embargo de armas imposto à Síria.

Os membros da União Europeia devem estabelecer na próxima segunda-feira novas sanções ao regime de Assad por sua repressão aos protestos no país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade