PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rei saudita ordena pagamento generoso a servidores e faz reforma ministerial

29 jan 2015 - 20h44
Compartilhar

O novo rei Salman, da Arábia Saudita, ordenou um pagamento generoso a todos os funcionários do Estado nesta quinta-feira e ordenou uma reforma em seu gabinete, mas manteve os ministros do Petróleo, das Relações Exteriores, das Finanças, da Defesa e do Interior.

O rei Salman, da Arábia Saudita, durante visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Palácio Erga, em Riad, na Arábia Saudita, nesta semana. 27/01/2015
O rei Salman, da Arábia Saudita, durante visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Palácio Erga, em Riad, na Arábia Saudita, nesta semana. 27/01/2015
Foto: Jim Bourg / Reuters

O maior país exportador de petróleo vai pagar dois meses de bônus a todos os servidores estatais e pensões aos funcionários públicos aposentados, disse ele em uma série de decretos lidos em voz alta na televisão estatal uma semana depois de Salman suceder seu irmão Abdullah como rei.

Ele removeu dois dos filhos do falecido rei de cargos importantes, nomeando Faisal bin Bandar governador de Riad, em vez de Turki bin Abdullah, e restabelecendo Khaled al-Faisal no governo de Meca, menos de dois anos depois que ele foi substituído por Mishaal bin Abdullah.

Esses dois cargos são geralmente ocupados por príncipes e muitas vezes servem de trampolins para posições mais altas.

O novo rei indicou novos ministros da Justiça, Assuntos Islâmicos, Agricultura e Informação, assim como um novo diretor dos serviços de inteligência.

Salman também uniu em um só os ministérios da Educação e Educação Superior e dissolveu o Conselho Supremo para Assuntos de Petróleo e Minerais, substituindo-o por um novo órgão, de acordo com um texto do decreto real.

O rei, que assumiu o poder há uma semana após a morte de Abdullah nas primeiras horas da última sexta-feira, também manteve Miteb, filho do antigo rei, no cargo de ministro da Guarda Nacional, um cargo estratégico importante.

(Reportagem de Marwa Rashad, Reem Shamseddine, Omar Fahmy, Rania El Gamal e Sami Aboudi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade