PUBLICIDADE

Oriente Médio

Regime sírio recupera cidade tomada pelo Estado Islâmico há dois dias

25 fev 2016 - 06h27
Compartilhar
Exibir comentários

O exército da Síria recuperou nesta quinta-feira o controle da estratégica cidade de Khanaser, que fica a sudeste de Aleppo, depois que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) a conquistou há dois dias, informaram ativistas e veículos de comunicação oficiais do regime de Bashar al Assad.

A agência de notícias estatal síria, "Sana", que citou fontes no terreno, destacou que unidades das forças armadas restauraram a segurança e a estabilidade em Khanaser, sem oferecer mais detalhes.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), por sua vez, indicou que os efetivos governamentais conseguiram expulsar os radicais de Khanaser após intensos bombardeios de aviões da Rússia, aliada do regime de Damasco, contra posições do EI nessa localidade, mas a organização terrorista ainda mantém o domínio de vários montes nos arredores da cidade.

O EI conquistou essa cidade na última terça-feira após uma ofensiva na qual morreram 35 efetivos do governo.

Khanaser é uma cidade estratégica porque está situada ao lado de uma estrada que une os bairros controlados pelo regime sírio em Aleppo com partes do centro e do oeste da Síria, que também estão sob controle de Damasco.

A violência aumentou em Aleppo desde 1º de fevereiro, quando o exército iniciou uma ofensiva na metade norte da província contra a Frente al Nusra, grupo sírio vinculado à Al Qaeda, e seus aliados.

As Forças Armadas da Síria também enfrentam no leste de Aleppo o EI, que controla várias populações.

O EI e a Frente al Nusra ficaram fora do acordo anunciado por Rússia e EUA para um cessar-fogo entre o regime e a oposição, cujo início está previsto para a meia-noite (horário local) do dia 27 de fevereiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade