PUBLICIDADE

Oriente Médio

Regime sírio lança ofensiva para recuperar controle de Aleppo

10 jun 2013 - 07h34
(atualizado às 08h10)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças do regime sírio lançaram nesta segunda-feira uma ampla ofensiva militar para recuperar o controle de Aleppo, a segunda maior cidade do país, dias depois de reconquistarem a estratégica localidade de Al Qusair, perto da fronteira com o Líbano.

Uma fonte do serviço de segurança disse à agência EFE que dezenas de rebeldes morreram e centenas ficaram feridos no primeiro dia desta operação, batizada como Tempestade do Norte.

Nesta jornada, os soldados leais ao regime de Bashar al-Assad retomaram o controle da cidade de Shwihneh, na província de Aleppo, onde foram registradas várias baixas nas fileiras dos combatentes do grupo islamita Frente al-Nusra, informou a fonte.

O Exército também lançou vários "ataques qualitativos" contra as fortificações dos rebeldes nas zonas de Herietan, Mineg, Qabtan, Al Jabal, Babis, Kafrat Hamra e Atareb, onde, segundo a fonte, foram obtidos avanços importantes para retomar o controle total de Aleppo e sua periferia.

A fonte acrescentou que a operação Tempestade do Norte continuará até que Aleppo fique livre de terroristas. "Nada vai nos parar", afirmou.

As autoridades iniciaram a ofensiva após recuperarem na quarta-feira o controle de Al Qusair com o apoio de milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah. Segundo analistas sírios, a vitória em Al Qusair significou um sopro de confiança para o Exército em sua luta contra os insurgentes em outras partes do país.

Os meios de comunicação oficiais mostraram nesta sexta-feira imagens de cidadãos de Al Qusair com retratos do presidente Bashar al-Assad comemorando o triunfo do regime.

Na sexta-feira passada, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que o regime estava enviando "milhares de soldados" para Aleppo para recuperar zonas tomadas pelos rebeldes e cortar o abastecimento de armas para a insurgência através da vizinha Turquia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade