PUBLICIDADE

Oriente Médio

Reformista Rohani vence eleição presidencial no Irã no 1º turno

15 jun 2013 - 13h46
(atualizado às 14h01)
Compartilhar

Hassan Rohani, único candidato reformista moderado das eleições do Irã, foi eleito presidente logo no primeiro turno ao superar os 50% dos votos válidos nas eleições realizadas ontem no país, informou neste sábado o ministro do Interior, Mostafa Mohamad Najjar.

Rohani, apoiado pelos ex-presidentes reformistas Akbar Hashemi Rafsanjani e Mohamed Khatami, venceu de forma inesperada ao superar nas urnas quatro candidatos ultraconservadores principalistas islâmicos, considerados os favoritos do regime, e um tecnocrata, que ficou em sexto e último lugar.

Para conseguir a vitória já no primeiro turno, Rohani obteve 18.613.329 votos dos 35.458.747 válidos, o que representa uma participação de 72,7%, explicou Najjar em entrevista coletiva no Ministério do Interior.

O êxito inesperado de Rohani, segundo os comentaristas, consistiu em mobilizar boa parte dos reformistas desencantados e o eleitorado alheio ao regime islâmico, reticentes em votar após as presidenciais de 2009, quando as denúncias de fraude e os protestos foram violentamente reprimidos.

Com a chegada de Rohani e a saída do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, as relações exteriores, a economia, os direitos civis e a situação da mulher poderiam registrar melhoras no Irã, mas a presidência tem muitas limitações e a política externa e nuclear são controladas pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

Em segundo lugar ficou o ultraconservador prefeito de Teerã, Mohamad Ggher Qalibaf, com 6.077.292, enquanto a terceira colocação ficou com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e principal negociador nuclear do Irã, Saeed Jalili, com 4.168.946.

Já Mohsen Rezaei, secretário do Conselho do Discernimento e ex-comandante do Corpo de Guardiães da Revolução, ficou com o quarto lugar, com 3.884.412 votos, enquanto o quinto foi o assessor do líder supremo e ex-ministro das Relações Exteriores, Ali Akbar Velayati, 2.268.753 sufrágios.

O sexto candidato, o tecnocrata Mohamad Gharazi, ficou longe dos demais com apenas 446.015 votos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade