PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes sírios exigem recuo de tropas para libertar soldados da ONU

7 mar 2013 - 08h40
(atualizado às 08h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Rebeldes que detêm 21 soldados da ONU perto das Colinas de Golã, no sul da Síria, disseram que as forças do governo devem deixar a área antes de libertar seus "convidados", informou um ativista em contato com os combatentes, nesta quinta-feira.

Rami Abdelrahman, do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, citou um porta-voz da brigada rebelde "Mártires de Yarmouk" dizendo que os soldados das forças de paz estavam sendo mantidos como "convidados" na aldeia de Jamla, a cerca de 1,6 quilômetro de uma linha de cessar-fogo com a região ocupada por Israel das Colinas do Golã.

"Ele disse que eles não serão feridos. Mas os rebeldes querem que o Exército sírio e tanques se retirem da região", afirmou Abdelrahman, após falar com o porta-voz rebelde, na manhã de quinta-feira.

Israel expressou confiança nesta quinta-feira de que a ONU poderia garantir a libertação da soldados de manutenção de paz da ONU detidos pelos rebeldes, sinalizando que não iria interferir na crise.

"Restringir o movimento de soldados de uma força internacional é um evento significativo", disse a autoridade do ministério da Defesa Amos Gilad à Radio Israel. "Pode-se confiar nas Nações Unidas... de que irão persuadí-los (os rebeldes) afinal a libertá-los (soldados)."

Gilad acrecentou que os rebeldes, que buscam apoio internacional, não tinham interesse em "entrar em confronto com a comunidade internacional".

A captura dos soldados da ONU perto de território ocupado por Israel foi mais um sinal de que o conflito da Síria, que chega ao seu segundo aniversário, pode se espalhar para os países vizinhos.

Suspeitos insurgentes sunitas mataram 48 soldados sírios no Iraque, na segunda-feira, e disparos de artilharia através da fronteira a partir da Síria já mataram pessoas no Líbano e na Turquia nos últimos meses.

A ONU diz que cerca de 70 mil pessoas foram mortas dentro da Síria na revolta que começou em março de 2011 com protestos pacíficos, principalmente contra o presidente Bashar al-Assad, e escalou para um conflito cada vez mais sectário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade