PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes sírios controlam posto na fronteira em Golã

6 jun 2013 - 06h31
(atualizado às 07h40)
Compartilhar

Os rebeldes sírios tomaram o controle de um posto na fronteira na colina de Golã, na linha de cessar-fogo entre Israel e Síria, informou a rádio militar israelense.

"O exército israelense confirma que a passagem de Quneitra caiu nas mãos dos rebeldes", informou a rádio.

Procurado pela AFP, um porta-voz do exército se recusou a comentar a notícia.

Segundo a emissora, combates foram registrados em Quneitra, próxima da passagem de mesmo nome, no centro da colina estratégica e controlada até agora pelo exército sírio.

Fontes das forças de segurança israelenses confirmaram tiroteios, mas não informaram se os rebeldes tomaram o controle da passagem.

O exército aconselhou aos agricultores que não se aproximem da região e informou que alguns soldados sírios foram levados para um hospital do norte de Israel.

Nos últimos três meses, pelo menos 16 feridos de guerra na Síria cruzaram a fronteira e receberam atendimento médico em um hospital de Safed.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou "violentos combates entre as forças oficiais e os rebeldes em Quneitra".

"Os rebeldes atacaram postos e veículos do exército e tomaram o controle da passagem na fronteira com a parte ocupada do Golã sírio", afirmou Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH.

Israel, oficialmente em estado de guerra com a Síria, ocupa desde 1967 quase 1.200 quilômetros quadrados na colina de Golã, que anexou. A comunidade internacional nunca reconheceu a anexação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade