PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes sírios capturam aeroporto militar perto da Turquia

5 ago 2013 - 20h58
(atualizado às 21h00)
Compartilhar

Rebeldes sírios capturaram na terça-feira (horário local) um importante aeroporto militar perto da fronteira com a Turquia, consolidando assim seu domínio sobre uma importante rota de suprimento ao norte da cidade de Aleppo, segundo ativistas.

A suposta captura do Aeroporto Militar de Minnig, na estrada que liga Aleppo à cidade turca de Gaziantep, ocorre após oito meses de cerco e marca uma importante vitória simbólica para a oposição, após uma série de derrotas para as forças do presidente Bashar al-Assad na região central da Síria.

"O aeroporto foi totalmente liberado. Os remanescentes da gangue de Assad estão agora sendo perseguidos", disse uma nota divulgada por nove brigadas que participaram da operação, incluindo o Estado Islâmico no Iraque e no Levante, um grupo ligado à Al Qaeda, e as Brigadas Tawhid, um grupo radical islâmico.

Mohammad Nour, ativista da Rede Sham News, grupo de monitoramento da oposição, disse que o aeroporto já estava praticamente dominado pelos rebeldes nos últimos dois meses, mas que cerca de 70 soldados ainda controlavam uma pequena área onde fica a sede do comando, destruída nesta segunda-feira após um atentado suicida com um veículo blindado.

(Reportagem de Khaled Yacoub Oweis)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade