PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes capturam última cidade síria em província próxima à Turquia

28 mai 2015 - 21h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército da Síria se retirou de Ariha depois que uma coalizão de grupos insurgentes tomou a última cidade na província de Idlib que ainda era controlada pelo governo, no noroeste do país e próxima à fronteira turca.

Rebeldes do Movimento Islâmico Ahrar al-Sham preparam armamento em Jabal al-Arbaeen, de onde se tem uma visão da cidade de Ariha, na província de Idlib, na Síria, nesta semana. 26/05/2015
Rebeldes do Movimento Islâmico Ahrar al-Sham preparam armamento em Jabal al-Arbaeen, de onde se tem uma visão da cidade de Ariha, na província de Idlib, na Síria, nesta semana. 26/05/2015
Foto: Khalil Ashawi / Reuters

A coalizão chamada Jaish al Fateh, ou Exército da Conquista, disse ter capturado a cidade. A Frente Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, é um dos principais grupos da ofensiva conjunta.

Os insurgentes afirmaram ter tomado vários pontos de controle que defendiam a cidade, enquanto o Exército sírio declarou ter travado intensos combates contra a Frente Nusra que se infiltraram em Ariha.

"Há pesados confrontos entre o Exército e os terroristas do Jabahat al Nusra que se infiltraram na cidade", de acordo com comunicado do Exército na televisão estatal.

Mais tarde, o Exército admitiu que suas forças haviam se retirado, na mais recente derrota das forças nacionais sírias, e um grande golpe contra a moral dos soldados leais a Assad, que prometeu derrotar os militantes sunitas financiados por Arábia Saudita, Catar e Turquia que pretendem derrubar seu governo.

"Unidades de nossas forças armadas recuaram de suas posições em Ariha e se retiraram para posições defensivas nos arredores da cidade, após as batalhas que travaram contra um grande número de terroristas da Frente Nusra", disse uma fonte do Exército.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade