PUBLICIDADE

Oriente Médio

Putin propõe que russos substituam austríacos nas Colinas de Golã

7 jun 2013 - 11h31
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente russo Vladimir Putin propôs nesta sexta-feira a criação de uma força de paz russa para substituir o contingente austríaco que irá se retirar das Colinas de Golã devido ao conflito sírio que alcançou esta zona de contato entre Israel e a Síria.

Putin dá declarações após um encontro com militares no Kremlin, em Moscou
Putin dá declarações após um encontro com militares no Kremlin, em Moscou
Foto: Reuters

"Dada a difícil situação nas Colina de Golã, poderíamos substituir o contingente austríaco que irá deixar esta região", declarou Putin. Esta é uma proposta que só poderá acontecer "se as potências da região se interessarem, se o secretário-geral da ONU nos pedir", ressaltou Putin.

O presidente russo acrescentou que durante um recente encontro o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, pediu a Moscou que aumentasse sua participação nas operações de manutenção de paz da ONU.

A Áustria anunciou na quinta-feira a retirada de seu contingente de capacetes azuis nas Colinas do Golã, justificando "não ser mais possível" manter os soldados por razões de segurança, dado a extensão do conflito sírio.

O ministro austríaco da Defesa, Gerald Klug, indicou que a retirada dos 378 soldados de seu país deve durar 'entre duas e quatro semanas", e que os primeiros soldados podem deixar a região a partir de 11 de junho.

Israel lamentou a retirada austríaca da Força das Nações Unidas de Observação da Desocupação (FNUOD), implantada em 1974 para fazer respeitar o cessar-fogo entre o Estado hebreu e a Síria nas Colinas de Golã.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade