PUBLICIDADE

Oriente Médio

Putin parabeniza Al Assad pela libertação de Palmira

27 mar 2016 - 17h13
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou neste domingo por telefone o líder sírio, Bashar al Assad, pela libertação de Palmira, que desde maio do ano passado estavo dominada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou o Kremlin.

"Em uma conversa com o presidente da Síria, Vladimir Putin parabenizou seu colega por causa da libertação de Palmira pelos militares sírios, após destacar a importância da preservação dessa histórica cidade para a cultura mundial", relatou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.

De acordo com o representante russo, Putin voltou a ressaltar que, apesar da retirada do contingente russo que foi mobilizado na Síria em setembro do ano passado, as Forças Armadas da Rússia "continuarão ajudando as autoridades sírias na luta contra o terrorismo e na libertação do país de grupos extremistas".

Segundo Peskov, o presidente sírio "avaliou positivamente a assistência prestada pelas Forças Aeroespaciais da Rússia e destacou que conquistas como a libertação de Palmira seriam impossíveis sem o apoio da Rússia".

"Nas palavras de Al-Assad, é evidente que se trava uma batalha pelo petróleo, mas, como ele mesmo disse, petróleo há por todos os lugares e Palmira há uma só", acrescentou o porta-voz.

Putin também conversou por telefone com a diretora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, a quem, além de parabenizar pela libertação de Palmira, informou que membros do contingente russo na Síria participarão junto com militares sírios nas tarefas de retirar minas da cidade.

"O presidente russo e a diretora geral da organização internacional decidiram que Rússia, Unesco e Síria empreenderão em breve ações para avaliar os danos inflingidos a Palmira e elaborarão um plano para restaurar o que ainda se pode recuperar", comentou Peskov.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade