PUBLICIDADE

Oriente Médio

Putin não se reunirá com Obama durante G20, mas encontrará Rohani

9 ago 2013 - 09h55
(atualizado às 10h38)
Compartilhar

Nenhuma reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e seu colega americano Barack Obama está prevista durante a cúpula do G20 em setembro, em São Petersburgo, declarou nesta sexta-feira o conselheiro diplomático do Kremlin, Yuri Ushakov.

"Uma visita do presidente Obama a Moscou estava prevista e o mundo inteiro sabia. Esta visita não terá mais lugar, e no que diz respeito a São Petersburgo, não há nada previsto", declarou Ushakov.

O conselheiro, por outro lado, informou que Putin se encontrará em 13 de setembro com o novo presidente iraniano, Hassan Rohani, por ocasião da cúpula regional que será celebrada no Quirguistão.

A Rússia aceitou uma proposta de Teerã para se reunir durante a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), em Bishkek, e está preparando o encontro, afirmou Ushakov, segundo as agências de notícias russas.

A fonte também desmentiu as informações segundo as quais Putin teria discutido com o chefe dos serviços de inteligência da Arábia Saudita, o príncipe Bandar ben Sultan, durante uma visita a Moscou, sobre a venda de armas rusas a Riad em troca da retirada do apoio de Moscou a Damasco.

"Temas concretos sobre o desenvolvimento da cooperação militar e outros aspectos da cooperação bilateral não foram abordados", enfatizou Yuri Ushakov.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade