PUBLICIDADE

Oriente Médio

Putin louva decisão da Síria de assinar tratado que proíbe armas químicas

13 set 2013 - 06h04
(atualizado às 07h03)
Compartilhar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou nesta sexta-feira a decisão da Síria de fazer parte da Convenção Internacional para a Proibição das Armas Químicas (CIPAQ).

"Temos notícias que o representante da Síria na ONU acaba de declarar que a partir de hoje a Síria é membro pleno da Convenção. Acho que devemos cumprimentar a decisão do governo sírio", disse Putin na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai realizada em Biskek, segundo as agências russas.

O Chefe do Kremlin expressou sua esperança de que a decisão do governo de Damasco será um "passo muito importante no caminho para a solução da crise síria".

Na reunião, o presidente da China, Xi Jinping, manifestou o apoio de seu país à proposta russa de submeter o arsenal químico da Síria ao controle internacional.

"Estamos dispostos a manter contatos com nossos colegas através do Conselho de Segurança da ONU e a aplicar nossos esforços para conseguir uma regulação política para o problema sírio", disse Xi, citado pela agência "Interfax".

Ontem, o presidente da Síria, Bashar al Assad, anunciou que entregará suas armas químicas à comunidade internacional, mas negou que as tivesse utilizado contra sua população, como afirmam os Estados Unidos.

Assad advertiu que a Síria não entrará no processo de assinatura da CIPAQ "de maneira unilateral", ao exigir que os EUA deixem de ameaçar seu país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade