PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Putin: saída de Assad do poder deixaria vazio político na Síria

"Ninguém quer isso", disse o líder russo sobre pedido dos rebeldes para que o presidente sírio deixe o cargo

21 jun 2013 - 15h52
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Putin em entrevista coletiva conjunta com a primeira-ministra alemã, Angela Merkel
Putin em entrevista coletiva conjunta com a primeira-ministra alemã, Angela Merkel
Foto: AP

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que está preocupado que um vácuo político surja na Síria e que militantes assumam o controle se o presidente Bashar al-Assad deixar o poder agora. "Assad sai hoje, um vácuo político surge, quem o preencherá? Talvez essas organizações terroristas", disse Putin.

"Estamos preocupados com o possível surgimento de um vácuo político na Síria se algumas decisões sobre uma mudança de governo na Síria forem tomadas agora", disse Putin em entrevista coletiva conjunta com a primeira-ministra alemã, Angela Merkel. "Ninguém quer isso, mas como pode ser evitado? Afinal, eles estão armados e são agressivos."

Putin criticou os países que armam os oponentes de Assad em um conflito que já dura mais de dois anos e que matou ao menos 93 mil pessoas. Ele defendeu o fornecimento de armas da Rússia ao governo de Assad, dizendo que são totalmente legais.

Putin disse que a única resposta era uma conferência de paz internacional que Rússia e Estados Unidos querem promover. "Há uma única ideia razoável, que todos apoiaram no G8", disse, referindo-se à cúpula nesta semana entre os sete países mais industrializados e a Rússia realizada na Irlanda do Norte.

"É forçar todos os lados em conflito a ir até Genebra ... e sentar-se à mesa de negociações, parar a violência e achar formas aceitáveis para a estrutura futura do seu Estado e a provisão de segurança para todos os grupos étnicos e religiosos".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade