PUBLICIDADE

Oriente Médio

Protestos prosseguem na Turquia antes do retorno de Erdogan

6 jun 2013 - 06h55
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestante joga de volta uma bomba de gás lacrimogêneo arremessada por policiais em Ancara
Manifestante joga de volta uma bomba de gás lacrimogêneo arremessada por policiais em Ancara
Foto: AP

Dezenas de milhares de manifestantes prosseguiam com os protestos contra o primeiro-ministro islâmico-conservador Recep Tayyip Erdogan, que retornará nesta quinta-feira à Turquia após uma viagem de três dias pelo norte da África.

A noite em Istambul não teve incidentes, pela primeira vez desde o início do movimento, que começou com um protesto contra um projeto de urbanização da praça Taksim.

Na quarta-feira, dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas nas principais cidades do país, em resposta a uma convocação de duas centrai sindicais, sobretudo em Istambul e Ancara, para exigir a renúncia de Erdogan.

Também foram registrados confrontos em Rize (às margens do mar Negro, nordeste) entre adversários e simpatizantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), que está no poder desde 2002.

Segundo o canal CNN Türk, centenas de pessoas atacaram 25 jovens que preparavam um protesto.

Para evitar atos de violência, o parlamentar Huseyin Celik apelou aos integrantes do AKP que não compareçam ao aeroporto para receber Erdogan em seu retorno da Tunísia. "O primeiro-ministro não precisa demonstrar seu poder", declarou Celik.

Erdogan, no entanto, desafiou os rivais no sábado passado. "Se querem organizar manifestações (...), quando eles reunirem 20 pessoas, eu reunirei 200.000; e quando eles forem 100.000, eu mobilizarei um milhão de membros de meu partido".

O governo pediu desculpas pelos excessos da repressão, que deixou centenas de feridos. Mas representantes dos manifestantes exigiram a destituição dos chefes de polícia de várias cidades, entre elas Istambul e Ancara.

Também querem a libertação das pessoas detidas, o fim do projeto urbanístico da praça Taksim, a proibição do uso de gás lacrimogêneo e mais respeito à liberdade de expressão.Os manifestantes acusam Erdogan de autoritarismo e de querer "islamizar" a Turquia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade