PUBLICIDADE

Oriente Médio

Protestos de etíopes chamam atenção para o racismo em Israel

4 mai 2015 - 11h38
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Imagens da polícia israelense atirando granadas de efeito moral geralmente são registradas na Cisjordânia e envolvem manifestantes palestinos, mas, no domingo, a situação foi diferente - a tropa de choque da polícia em confronto com milhares de judeus etíopes no centro de Tel Aviv.

Manifestante judeu israelense de origem etíope é detido pela polícia em manifestação em Tel Aviv. 03/05/2015
Manifestante judeu israelense de origem etíope é detido pela polícia em manifestação em Tel Aviv. 03/05/2015
Foto: Baz Ratner / Reuters

A manifestação ocorreu por conta de um vídeo publicado há uma semana que mostra dois policiais israelenses socando e tentando prender um soldado israelense de ascendência etíope, no que aparentou ser um ataque sem motivos.

O vídeo de dois minutos de duração é o incidente mais recente de uma série que levantou questões sobre o tratamento de minorias étnicas por Israel e a luta para integrar recém-chegados em uma sociedade mais ampla, sejam judeus ou não.

Alguns analistas destacaram o racismo latente no país que recebeu milhões de imigrantes nos últimos 60 anos, mas ainda agoniza sobre diferenças entre judeus do Oriente Médio e da Europa, relações com a minoria árabe e como lidar com os imigrantes africanos.

"Existe um problema, questões de discriminação, existe racismo em Israel", disse Fentahun Assefa-Dawit, diretor da Tebeka, grupo de advocacia para etíopes israelenses, que somam cerca de 130 mil, muitos nascidos em Israel.

"Queremos que o primeiro-ministro assuma essa questão em suas mãos", disse Assefa-Dawit momentos antes de se encontrar com o premiê Benjamin Netanyahu para discutir sobre o comportamento da polícia e as manifestações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade